Magic – Novas regras

Por Rafael Lionheart

 

Bom pessoal, como a grande maioria já deve saber, a partir do dia 13/07/2013 o Magic passará por algumas mudanças nas regras básicas.

E para aqueles que não sabiam ou não entenderam bem como funcionará as coisas, aqui vai as explicações do que mudam.

 

REGRA DAS LENDAS

Atual (até 12/07/2013)

Quando uma (ou mais) permanente(s) lendária(s) entra(m) em jogo, caso já haja outra lenda com o mesmo nome todas são colocadas nos cemitérios de seus respectivos donos.

Esse efeito não usa pilha, e não é considera destruição de card (logo, indestrutível não salva a permanente)

 

Nova (a partir de 13/07/2013)

Com a mudança, cada jogador poderá controlar uma lenda de mesmo nome, desde que a permanente esteja em seu campo de batalha.

Thalia, Guardian of Thraben

Thalia, Guardian of Thraben

Ou seja, antigamente, se existisse uma Thalia, Guardian of Thraben em jogo, caso qualquer jogador colocasse outra em campo (conjurando, reanimando ou mesmo colocando uma cópia) ambas cairiam no cemitério. Agora, caso isso ocorra, se elas estiverem em campos diferentes permanecem.

E se estiverem sobre o mesmo campo? Bom, isso é outra alteração nas regras. Caso uma permanente lendária entre em jogo sob o controlador que já possua uma lenda de mesmo nome, ele escolhe uma para permanecer em campo, e as demais caem no cemitério.

Cabe ao seu controlador decidir se ele prefere manter a que já estava em campo ou que acabou de entrar (o que varia muito dependendo do andamento do jogo)

 

REGRA DOS PLANESWALKERS

Atual (até 12/07/2013)

As regras de planeswalker seguem a mesma linha de lendárias:

Quando um(ou mais) planeswalker(s) entra(m) em jogo, caso já haja outra permanente com o mesmo tipo todas são colocadas nos cemitérios de seus respectivos donos.

Esse efeito não usa pilha, e não é considera destruição de card (logo, indestrutível não salva a permanente)

Nova (a partir de 13/07/2013)

E assim como a regra das lendas, a regras dos planeswalkers segue as mesmas alterações. Cada jogador pode ter sua versão de um planeswalker, mas caso um mesmo jogador coloque dois planeswalkers do mesmo tipo, ele decide qual permanece em jogo, colocando os outros em seu cemitério.

 

Acredito que a principal diferença entre a regra das lendas e dos planeswalker, é:

Akroma, O Anjo da Ira e o Anjo da Fúria

Akroma, O Anjo da Ira e o Anjo da Fúria

Você pode ter em jogo(por exemplo) uma Akroma anjo da ira e Akroma anjo da fúria, pois apesar de ambas serem Akromas, o nome(ou titulo) são diferentes.

Jaces, o Escultor de Mentes e o Arquiteto do Pensamento

Jaces, o Escultor de Mentes e o Arquiteto do Pensamento

Já planeswalker, você não pode ter um Jace Adepto da Memória e um Jace, Arquiteto do Pensamento, pois apesar do nome (titulo) serem diferentes, ambos possuem o mesmo tipo de carta (ambos são Jace)

 

REGRA DO SIDEBOARD (Side Deck)

Atual (até 12/07/2013)

A regra diz que você tem que usar um Sideboard com exatamente ou 0 cards ou 15 cartas, nada mais ou menos que isso.

Além disso, caso haja alguma troca do side para o deck principal (main deck), o mesmo numero de cartas deve ser reposto no sidedeck.

 

Nova (a partir de 13/07/2013)

A primeira mudança diz que você pode iniciar uma partida com um side de no máximo 15 cartas, mas não estabelece um mínimo, ou seja, você pode ter um side com 0, 6, 11, 15…

Além dessa mudança, não será mais necessário a reposição do side para manter ele com o mesmo numero inicial, ou seja, não será necessário repor as cartas colocadas do Side no Maindeck.

Para explicar melhor, segue uma tabela do que é permitido a partir de agora

 

Jogo 1            Jogos 2 e 3

Permitido

60/15  60/15

60/15  61/14

60/15  75/0

75/0    60/15

60/10  63/7

 

Não permitido

250/15 60/205 (sideboard com mais de 15 cards)

60/15  50/25 (maindeck com menos de 60 cards)

 

INDESTRUTÍVEL

Atual (até 12/07/2013)

Até o presente momento, Indestrutível não é uma habilidade. Quando algo diz que uma carta é indestrutível, ela simplesmente é e pronto. Nem dano letal nem efeitos que a destroem podem destruir a permanente em questão.

Nova (a partir de 13/07/2013)

A partir de agora, Indestrutível passar a ser uma “Keyword” e será considerada uma habilidade (assim como atropelar, impeto, voar, etc.)

 

Basicamente, não haverá muitas mudanças visíveis com estas para a maioria dos jogadores. Mas segue dois exemplos que demonstram a diferença da mudança:

Ex1: Quando uma carta ganha indestrutível por uma magia ou habilidade e uma outra mágica ou habilidade (como turn/burn por exemplo) faz ela perder todas as habilidades, antigamente ela continuaria indestrutível pois ser indestrutível era uma característica e não uma habilidade. Mas a partir de agora, isso muda, já que agora indestrutível é uma habilidade.

Ex2: Quando suas permanente se tornam indestrutíveis até o final do turno (por um boros charm ou uma elspeth por exemplo).

Boros Charm

Boros Charm

Antigamente se uma permanente entrasse em jogo depois do efeito resolver, ela também seria indestrutível, pois isso não mudava características de nenhuma permanente em si. Entretanto, como isso agora é uma habilidade, criaturas que entrem depois, não recebem a habilidade em questão.

 

TERRENOS ADICIONAIS

A ultima e mais difícil de entender das mudanças.

Atual (até 12/07/2013)

Cada jogador pode baixar um terreno por turno. Porém se você jogar algo que permite você jogar mais de um terreno, você simplesmente o baixa e pronto.

 

Nova (a partir de 13/07/2013)

Agora o número de terrenos extras que você pode jogar se limita ao numero de efeitos que o que permitem a jogada de terrenos extras.

Confuso? Nem tanto. Vamos exemplificar para entender melhor.

Oracle of Mul Daya

Oracle of Mul Daya

Ex: Antigamente: você controla Oracle of Mul Daya e joga seu terreno extra, em seguida o devolve para a mão e o joga novamente, podendo assim jogar outro terreno extra no turno (totalizando 3 terrenos com o seu de direito)

Porém com a mudança, por mais vezes que você remova e devolva o druida para o jogo, como você só possui uma permanente que o permite jogar terreno extra, você só pode jogar um único terreno extra no turno.

Resumindo, se uma permanente que dá direito a um terreno extra deixa o jogo, você perde o direito ao terreno extra.

 

Bom, espero ter ajudado a esclarecer as duvidas de alguns jogadores. Até a próxima pessoal.

Anúncios