Publicado em

Livro: A Casa de Hades

Por Davi Paiva

 

Oi, pessoal. Tudo bem? Espero que sim.

Creio que todos os fãs têm ficado apreensivos com o final de cada livro da série Os Heróis do Olimpo e meu palpite pessoal é que o choque foi ainda maior com o terceiro livro, A Maldição de Atena. Logo, a expectativa pela continuação A Casa de Hades (2013, Rick Riordan. Editora Intrínseca) foi tão alta que não é a toa que alguns spoilers foram amplamente divulgados (o tema de um deles será discutido neste artigo, mais para frente).

O livro narra as aventuras do semideus filho de Júpiter Jason Grace e seus amigos também semideuses Leo (filho de Volcano), Piper (filha de Afrodite), Hazel (filha de Plutão), Nico di Angelo (filho de Hades), Frank (filho de Marte) além do sátiro Hedge em sua jornada no navio voador Argo II não só na luta contra o despertar de Gaia como também no resgate de Percy e Annabeth (respectivamente filhos de Poseidon e Atena) que caíram no Tártaro.

A Casa de Hades

A Casa de Hades

O que achei do livro: impressionante. Pela parte dos tripulantes da Argo II, eles retratam bem a falta dos amigos e dão grandes momentos para os supostos coadjuvantes brilharem (Leo, Frank e Nico. Calma que o spoiler está chegando…) bem como o clima tenso entre os dois acampamentos. Já no caso dos perdidos no Tártaro é um caso complicado. Tudo bem que não era plano deles irem para lá e logo não dava para esperar que eles contassem com comida, remédios e armas. Mas sendo um grupo já com situações complicadas, nada pior do que um deles perder a sua arma e ainda ter que lidar com N monstros. Só que por ser um livro infanto juvenil, o autor logo dá um jeito. Deus ex machina, como diz a expressão latina? Sim. Só que para a faixa etária, tudo fica mais bonito.

 

O autor, Richard Russell ''Rick'' Riordan, Jr.

O autor, Richard Russell ”Rick” Riordan, Jr.

E AGORA… O GRANDE SPOILER!!!

Eu não sei quantos spoilers foram divulgados a respeito da obra, porém um deles chamou a atenção dos leitores: quando Jason e Nico encontram o Cupido e há a revelação do motivo pelo qual o filho de Hades se afastou do Acampamento Meio-Sangue. O trecho é exatamente assim (p. 239):

“— Tive uma queda por Percy — disse Nico. — Essa é a verdade. Esse é o grande segredo”

Bom… o que dizer ou o que pensar?

A priori eu pensei que era algo a ver com o fato de Nico ter perdido a irmã cedo e ter Percy como um irmão que sem intenção, o “abandona” para ter o seu namoro com Annabeth e daí os ciúmes do filho de Hades (o mesmo alega isso na mesma página). Depois eu pensei que isso é reflexo da “modinha” de se ter uma certa gama de personagens homossexuais em histórias como uma forma de se combater a homofobia e mais tarde desisti da ideia. O que muitos tentam colocar do modo pejorativo de “modinha” na verdade é apenas reflexo da nossa sociedade que aceita cada vez mais a inclusão de personagens com variedades étnicas/religiosas/opção sexual. E por último até pensei que de todos os personagens… tinha que ser logo o Nico???

Daí, parei para pensar em diversas outras artes: música, filmes e seriados… e em pelo menos uma de cada, há personagens ou até atores homossexuais e nem por isso a obra se torna mais ruim ou menos ruim. Logo isso não desmerece o autor e nem um personagem que FOI PARA O TÁRTARO E SAIU DE LÁ SOZINHO, bem como ajudou a defender o acampamento grego no livro A Batalha do Labirinto e teve participação importantíssima em O Último Olimpiano. Conclusão: ainda que o autor não coloque com todas as letras, Nico di Angelo pode ser considerado gay. Só que ainda é o gay mais durão que já vi em um livro.

Indico esse livro em especial para: quem não liga para as preferências dos outros.

Obrigado a todos(as).

Uma resposta para “Livro: A Casa de Hades

  1. Nossa acho que sou eu a unica que não é fã deles!
    Bom fazer o que né? Muito boa a resenha!!
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/

Deixe um comentário